segunda-feira, 4 de outubro de 2021

CONTAS





Imagem Pinterest




As contas que carrego

Dizem quem sou

As cores que representam

Fio de contas Protetor

As contas que carrego

Definem o Orixá

Que carrego

 Com confiança

Com amor.


(CG)


Fios de conta no candomblé


No período da escravidão, os europeus trouxeram para o Brasil diversas miçangas coloridas para adornar as roupas dos mais ricos. Com o tempo, os escravos começaram a ter contato com esses adereços e a utiliza-los em seus cultos.


 
Como já fazia parte de religiões africanas utilizar colares para homenagear esses orixás, e como eles não podiam usar colares com ossos ou dentes de animais, eles passaram a confeccionar os colares com fios de contas artesanais e com miçangas coloridas representando as cores de cada orixás. Foi assim que do candomblé surgiu o termo ‘fios de contas’.

Hoje, as pessoas que se inicializam nessa religião são conhecidas por ‘abiã’, e elas permanecem assim até passar por esse período inicial. Sendo assim, elas usam fios de conta referentes a Oxalá e referente ao orixá dela, caso já saiba qual é.

O fios de conta são feitos nas cores de cada divindade e tem como objetivo simbolizar as nações e cargos dentro do candomblé.

Além disso, essas contas são colocadas em fios de puro algodão (cordonê) e lavadas com água e com folhas sagradas. Esses fios são fechados com uma espécie de conta especial chamadas de ‘firma’, que possuem esse nome pelo único motivo de firmar o colar.


(Fonte:https://definicao.net/fios-de-conta/)

Trecho do livro

O Candomblé Bem Explicado - Nações Bantu, Iorubá e Fon


 

Nenhum comentário: